SIMPÓSIOS TEMÁTICOS RESUMOS APROVADOS

Agradecemos às pessoas pelo envio das propostas de trabalhos para serem apresentadas e discutidas nos simpósios temáticos do nosso evento. Informamos que recebemos uma quantidade maior do que esperávamos inicialmente não sendo possível aceitar todos. Além disso, a comissão acabou por realocar algumas propostas de um simpósio temático para outro, considerando as características gerais das discussões. Como o simpósio Mundos do Trabalho e Redes de Sociabilidade teve poucas propostas, as que foram submetidas e aceitas foram realocadas no Simpósio Narrativas Históricas.

Segue a lista dos resumos aceitos para apresentação no I EPD. Informamos aos(as) comunicadores(as) que o prazo de envio dos trabalhos completos para serem publicados nos Anais do evento é até o dia 09/11, conforme informado no edital.

As cartas de aceite serão encaminhadas aos e-mails informados

SIMPÓSIO TEMÁTICO - Narrativas Históricas

Sabemos que a história, do ponto de vista da produção de conhecimentos, é um campo em disputa, e diversas foram as suas características e seus usos pois, o passado é, também, marcado por questões centrais na construção de identidades e alteridades. Nesse sentido, a crítica a colonialidade perpassa, pela crítica as narrativas históricas produzidas por populações subalternizadas pela violência da colonialidade, no passado e presente, em diversos espaços geopolíticos. Na atualidade, intelectuais, pesquisadores(as), artistas, ativistas sociais indígenas, afrobrasileiros(as) e africanos(as) têm tomado para si o direito de narrar histórias outras mas, também, o que narrar e como narrar. Nossa intenção nesta mesa de diálogo é, portanto, discutir a construção de narrativas históricas em uma perspectiva pós-colonial e/ou decolonial.

SIMPÓSIO TEMÁTICO - Educação: Saberes e Interseccionalidades

Partimos da perspectiva que a liberdade do pensamento transforma os cidadãos, modifica sua relação com o espaço onde vivem e constroem pontes ao invés de barreiras. Como nos ensinou Paulo Freire "A educação só transforma quando é libertadora". Assim, o objetivo da mesa se constitui em apontar e discutir acerca da existência da diversidade de saberes que contribuem para estabelecer visões de mundo que balizem caminhos para a produção de novos saberes e conhecimentos para a educação, transformando os modos de aprendizados e as relações sociais e o combate a todas as formas de discriminação e preconceito.