Simpósio temático - Educação: Saberes e Interseccionalidades 1

Maria Aparecida Clemêncio / coordenadora

Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Atualmente é técnica em assuntos universitários da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, diversidade, formação de professores, educação, arte, parcerias, professoras afrodescendentes e escola. Filiada à BPN - Associação de Pesquisadoras e Pesquisadores Negras e Negros.

Emilio Ranieri Migliorini / coordenador

Formado no Curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC). Esteve vinculado durante a graduação no desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa no campo dos estudos africanos no âmbito do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais - AYA. Atualmente é pesquisador associado do referido laboratório, vinculado ao grupo de pesquisa do CNPq de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais

Kally Trevisan / coordenadora

Graduanda do Curso de História - Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É vinculada no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos indígenas e pós-coloniais e decoloniais  no âmbito do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais - AYA.

Simpósio temático - Educação: Saberes e Interseccionalidades 2

Vera Gasparetto Coordenadora

Doutora pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), na Universidade Federal de Santa Catarina. Defendeu a tese intitulada "CORREDOR DE SABERES: Vavasati Vantinhenha (Mulheres Heroínas) e redes de mulheres e feministas em Moçambique". Atua na área de Desenvolvimento e políticas públicas, Comunicação, Imagem da mulher na mídia, Educação para a comunicação, Mundo do Trabalho, Juventude e Gênero, Educação Popular Realizou sua pesquisa de campo do Doutorado com os movimentos de mulheres e feministas em Moçambique, onde é pesquisadora associado do Centro de Estudos Africanos (CEA), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Atualmente coordena a linha de pesquisa "Diversidade sexual e de gênero, ativismo, cidadania e direitos humanos", da Organização Moçambicana Bloco 4 Foundation.

Regiane Lima / coordenadora

Atualmente é professora na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e estudante de Pedagogia na USJ - Centro Universitário Municipal de São José. Estudou Mestrado em Ensino de História na instituição de ensino na UDESC e é Formada em História pela Universidade Federal de Goiás.

Stéfani Dias Leite / coordenadora

Graduanda do Curso de História - Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É vinculada no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos indígenas e pós-coloniais e decoloniais  no âmbito do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais - AYA.

Simpósio temático - Narrativas Históricas 1

Daniela Fernanda Sbravati / coordenadora

Atualmente é Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis e atua na Educação de Jovens e Adultos, como coordenadora do núcleo SUL II.  Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), é mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutora em História Cultural pela mesma universidade (2018).

Vinicius Pinto Gomes / coordenador

Formado no Curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC). Esteve vinculado durante a graduação no desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa no campo dos estudos africanos no âmbito do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais - AYA. Atualmente é pesquisador associado do referido laboratório, vinculado ao grupo de pesquisa do CNPq de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais.

Cadídja Assis Pinto / coordenadora

Graduanda do Curso de História - Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É vinculada no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos africanos e pós-coloniais e decoloniais  no âmbito do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais - AYA.

Simpósio temático - Narrativas Históricas 2

Juliana Salles Machado / coordenadora

É professora adjunta no departamento de Arqueologia na Universidade de Sergipe, faz parte do Programa de Pós-graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Arqueologia na UFS. Atuou como consultora no programa Ações Indígenas na Escola, programa SECADI/MEC/UFSC e colaboradora na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Vice-presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira e Coordena o Laboratório de Estudos Interdiscplinares em Arqueologia (LEIA/UFSC).

Adriano Denovac / coordenador

Graduado em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em 2014. Mestre em História do Tempo Presente, linha de pesquisa Linguagens e Identificações na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em 2017. Doutorando em História do Tempo Presente, linha de pesquisa Políticas de Memória e Narrativas Históricas na universidade Estadual de Santa Catarina -UDESC. Vinculado ao AYA - Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais.

Rodrigo Ferreira dos Reis / coordenador

Mestrando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Atualmente é professor substituto história - Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Tem experiência na área de História, com ênfase em História